Viva magenta: a cor do ano de 2023 - PASSARELANDO

Viva magenta: a cor do ano de 2023

Spread the love

Por meio de suas redes sociais, a Pantone divulgou no dia 1º de dezembro a cor do ano de 2023: Viva Magenta!

Depois da dupla de cinza e amarelo de 2021 e do roxo suave de 2022, a Pantone decidiu por um tom forte de carmesim, um equilíbrio entre quente e frio.

Da família do vermelho e trazendo força, Viva Magenta 18-1750, de acordo com a Pantone, é uma cor corajosa, que promove uma celebração alegre e otimista.

É um tom de vermelho alegre, que empodera e encoraja a experimentação e a auto-expressão, além de ser audaciosa e de ter espírito rebelde.

Sobre a Viva Magenta, Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, disse:

“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu.

Enraizado no primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior.”

O magenta, muito próximo do carmim, surgiu em 1859, derivado de um corante de anilina feito pelo químico francês François-Emmanuel Verguin, que originalmente ficou conhecido como fucsina. Foi renomeado por conta da vitória ítalo-francesa na Batalha de Magenta travada entre franceses e austríacos perto da cidade italiana de Magenta.

Um fato interessante é que na Idade Média descobriram que dos ovos do inseto cochonilha é possível se extrair o carmim  Como a produção era difícil e o preço era alto, somente pessoas das classes mais altas podiam usar roupas dessa cor. Enquanto isso, os camponeses só usavam peças tingidas de Garance, mais barata e menos luminosa.

A Artechouse criou “the Magentaverse”, uma exposição colaborativa com a Pantone com salas inspiradas no Viva Magenta, que será aberta ao público por tempo limitado em Miami.

A cor também abrange o físico, do corante carmim, e o digital, direcionada para o futuro, com o Magentaverse.

Faz 20 anos que a Cor do Ano influencia o mundo da moda, beleza e decoração. Os experts da Pantone procuram por novas influências de cores em todo o mundo, novas tecnologias, novas texturas etc.

 

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Autor: Lívia Corazza

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.