Por meio de suas redes sociais, a Pantone divulgou no dia 1º de dezembro a cor do ano de 2023: Viva Magenta!
Depois da dupla de cinza e amarelo de 2021 e do roxo suave de 2022, a Pantone decidiu por um tom forte de carmesim, um equilíbrio entre quente e frio.
Da família do vermelho e trazendo força, Viva Magenta 18-1750, de acordo com a Pantone, é uma cor corajosa, que promove uma celebração alegre e otimista.
É um tom de vermelho alegre, que empodera e encoraja a experimentação e a auto-expressão, além de ser audaciosa e de ter espírito rebelde.
Sobre a Viva Magenta, Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, disse:
“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu.
Enraizado no primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior.”
O magenta, muito próximo do carmim, surgiu em 1859, derivado de um corante de anilina feito pelo químico francês François-Emmanuel Verguin, que originalmente ficou conhecido como fucsina. Foi renomeado por conta da vitória ítalo-francesa na Batalha de Magenta travada entre franceses e austríacos perto da cidade italiana de Magenta.
Um fato interessante é que na Idade Média descobriram que dos ovos do inseto cochonilha é possível se extrair o carmim Como a produção era difícil e o preço era alto, somente pessoas das classes mais altas podiam usar roupas dessa cor. Enquanto isso, os camponeses só usavam peças tingidas de Garance, mais barata e menos luminosa.
A Artechouse criou “the Magentaverse”, uma exposição colaborativa com a Pantone com salas inspiradas no Viva Magenta, que será aberta ao público por tempo limitado em Miami.
A cor também abrange o físico, do corante carmim, e o digital, direcionada para o futuro, com o Magentaverse.
Gostou do post? Compartilhe-o!
Siga-me no instagram: @passarelando
Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando
Acompanhe-me no Youtube