Para a coleção de alta-costura Valentino Daydream, Pierpaolo Piccioli se inspirou na Renascença Italiana e na magnificência chinesa.  

De acordo com Pierpaolo Piccioli, essa é “uma verdadeira coleção de alta-costura italiana – não tem nada a ver com a China. É importante manter sua identidade, especialmente quando você leva sua cultura para outro mundo e a usa para avaliar as diversidades”. 

No painel de inspiração de Piccioli estavam imagens do início da Renascença Italiana ao lado de fotografias do Palácio de Verão, na China, e de retratos de imperadores e imperatrizes que ali já governaram. 

Esta coleção de alta-costura é composta por 45 looks, executados sob a direção dos chefes de ateliers Alessandra, Antonietta, Elide e Irene e de suas equipes. Os artesãos de alta-costura da Valentino foram homenageados com os nomes de todos os que haviam trabalhado nas respectivas peças. 

Alguns dos vestidos e conjuntos de calças tinham técnicas elaboradas de intarsia e apliques para parecer brocados. Outros tinham toques do trabalho de Valentino das décadas de 70 e 80 como babados, grandes estampas de rosas e laços, além de tecidos clássicos de alta-costura como gazar, cigaline e veludo de seda. 

Nessa coleção os volumes eram super amplos, mas pareciam, ao mesmo tempo, leves, característica das recentes coleções de alta-costura da Valentino

“Hoje, Valentino é streetwear e alta-costura, e os dois trabalham juntos para criar uma nova maneira de ser. A modernidade para mim é sobre esse alto-baixo, presente e passado, alta-costura e streetwear, todos tratados com a mesma sensibilidade, o mesmo tipo de ousadia e fantasia”, declarou Piccioli

Havia um vestido coberto por laços (uma das paixões de Valentino) cor de rosa de vários tamanhos. Um volumoso vestido de baile composto por babados, tinha cerca de 600 metros de tule e levou 1300 horas para ser terminado. O vestido prateado com capuz foi inteiramente bordado com mais de 32.000 lantejoulas. Um casaco longo com bordados de lantejoulas verdes, lã marfim e crepes rosa suave usado com calças largas e uma blusa de gola alta com uma estampa em escala menor, levou seis meses e meio para ficar pronto. Isso é a verdadeira alta-costura!

Não posso deixar de destacar a sessão de vestidos de tons de vermelho, uma das marcas registradas da maison

O vestido de noiva veio com capuz, ambos cobertos por gravinhas trêmulas de flores brilhando com lantejoulas e miçangas. 

Confira os looks do desfile