Spread the love

Virginie Viard se inspirou na amizade entre Chanel e Jean Cocteau para criar a coleção Resort 2022 da Chanel.

Além de terem servido de inspiração, a região sul da França, mais precisamente nas Carrières de Lumières na vila de Les Baux-de-Provence, também foram palco para a coleção Resort 2022 da Chanel.

Nesse local foi filmado o filme O Testamento de Orfeu, de Jean Cocteau, de 1960. “É tão moderno, tão fresco e tão forte. O filme realmente inspirou a coleção”, declarou Virginie Viard. “A simplicidade, a precisão e a poesia do filme de Cocteau me fizeram querer criar uma coleção muito limpa, com dois tons bem distintos, composta de branco brilhante e preto profundo”.

Jean Cocteau era um dos amigos íntimos de Gabrielle Chanel, ele até a chamava de “minha querida Coco“. Ele fez ilustrações de suas roupas e ela elaborou o figurino das peças Antígona, Orfeu e Édipo Rei.

Minissaias pretas e brancas, minivestidos de crochê, ternos e vestidos de casacos. Cintos de couro com zíper, miçangas e lantejoulas, camisetas com o rosto de Lola Nicon como uma rockstar, suspensórios de corrente e chokers punk, franjas de couro em roupas e bolsas e meias arrastão vieram para trazer um toque de rock à coleção.

Ternos gráficos com peplum foram desenhados com linhas do pincel de Cocteau. O figurino dos anos 1930 de Chanel para Jean Marais em Édipo Rei viraram aqui tops drapeados com calças sarouel e saias usadas com blazers compridos.

Viard também buscou inspiração no apartamento de Chanel na Rue Cambon, que serviu de encontro para seus amigos. Os leões, camelos, pombas da paz, faunos e esfinges do apartamento foram trazidos como estampas e amuletos.

Os Vestidos claros vieram com amuletos da sorte bordados, estrelas e havia calças de linho branco e vestidos de malha de algodão bordados com flores da Provença como lavanda, tomilho e margaridas, além das clássicas camélias.

As cores da coleção apareceram em tweeds 100% sustentáveis, criados pela Lesage com uma paleta chamada de “Cézanne” por Viard.

Para o final, vestidos curtos de veludo preto foram usados com capas de crochê e macramê.

Confira a seleção de looks:

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Site | + posts

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.