Retrospectiva: os mais populares de 2022 - PASSARELANDO

Retrospectiva: os mais populares de 2022

Spread the love

Já estamos na reta final de 2022 então, resolvi trazer uma espécie de retrospectiva com os momentos da moda mais populares do ano.

A lista foi realizada pela Lyst, uma empresa de tecnologia de moda e aplicativo de compras premium. Além disso, ela é fonte de insights sobre dados de moda e responsável pelo relatório de marcas e produtos mais buscados, o The Lyst Index.

Confira os destaques:

Marca do Ano

Miu Miu foi considerada a marca do ano, com suas pesquisas tendo aumentado em 34% ano a ano.

A marca lançou a polêmica super minissaia, a bolsa Wander, além de suas sapatilhas terem se tornado um produto super popular usado por famosas como Bella Hadid e Rosalía.

Além disso, a Miu Miu participou do figurino do filme biográfico do Elvis.

Logo do Ano

A partir da entrada de Glenn Martens como diretor criativo em outubro de 2020, a Diesel passou a ganhar cada vez mais popularidade com jeans sustentável e acessórios com logotipo.

Em abril de 2022, a marca entrou no índice da Lyst pela primeira vez e em junho, sua bolsa 1DR esgotada tornou-se o acessório mais procurado, com um aumento de 248% nas buscas.

Tendência do Ano

2022 foi o ano do rosa choque! A tendência Barbiecore, o aguardado lançamento do filme da Barbie, além da coleção de Outono/Inverno 2022 da Valentino toda em pink e preto, ajudaram a popularizar a cor.

Depois que fotos de Margot Robbie vestida de Barbie surgiram em junho, as pesquisas pela cor dispararam 416%.

Foto: Warner Bros.

Já após a apresentação da coleção da Valentino, as buscas aumentaram 152%.

Fonte: Vogue Runway.

Colaboração do Ano

Nesse ano, Nike e Jacquemus lançaram sua coleção de quinze peças até o final de junho.

Houve um aumento de 2575% nas buscas entre o anúncio e o lançamento oficial e as peças se esgotaram em poucos minutos.

Após, as pesquisas por Jacquemus aumentaram 55% na Lyst.

Sapato do Ano

Os tamancos Boston da Birkenstock foram considerados os sapatos mais buscados do ano, com pesquisas aumentando em mais de 500% no primeiro semestre de 2022.

Vendido no varejo por US$ 155, o sapato confortável de camurça se tornou viral no TikTok e já apareceu cinco vezes em dois anos no The Lyst Index.

Fonte: Jeremy Moeller/Getty Images.

Bolsa do Ano

A bolsa Re-nylon, reedição de 2000 da Prada, é a bolsa mais popular de 2022.

É um produto icônico da Prada, versátil e feito “no inovador Re-Nylon, obtido por meio da reciclagem e purificação de resíduos plásticos coletados de oceanos, redes de pesca e fibras têxteis”.

A popularidade veio graças ao TikTok com a hashtag pradanylonbag, que ganhou mais de quatro milhões de visualizações.

Estilo mais poderoso do Ano

Os looks usados por Bella Hadid provocaram um aumento de 1900% nas buscas por peças parecidas.

A modelo usou muito a mania dos anos 2000 e ajudou a propagar essa tendência.

Ela impulsionou pesquisas por espartilhos (+70%) e calças cargo (+56%) e transformou as botas ultra mini plataforma UGG em fenômeno no TikTok, aumentando as buscas pelo estilo em 152%.

Desfile do Ano

A protagonista de uma das maiores polêmicas do ano (clique aqui para saber tudo!) foi também a com o desfile mais popular.

Nas 24h seguintes à apresentação da coleção de alta-costura de Outono 2022, as buscas por Balenciaga Couture aumentaram 525%.

A coleção é formada por jeans, looks pretos, peças vintage recicladas – o único vestígio do fundador da Casa, protetores faciais de plexiglass e bolsas de alto-falante.

A Balenciaga trouxe para desfilar nomes como Dua Lipa, Bella Hadid, Naomi Campbell, Nicole Kidman, Christine Quinn e Kim Kardashian.

Maior momento no Tapete Vermelho

Sem dúvidas, um dos momentos mais comentados quando falamos em tapete vermelho nesse ano foi o look usado por Kim Kardashian no Met Gala.

No tapete vermelho, ela usou o vestido “Parabéns para você, senhor presidente” de Marilyn Monroe de 1962, design de Bob Mackie para o figurinista francês de Hollywood Jean-Louis. No resto da noite, o original foi substituído por uma réplica.

O vestido é avaliado em aproximadamente US$ 5 milhões e foi adquirido pelo museu Ripley’s Believe It or Not! em 2016.

Durante duas semanas após o evento, as buscas por Bob Mackie aumentaram 456%.

Além disso, muito se discutiu sobre possíveis danos causados à peça, já que o vestido foi feito para se ajustar perfeitamente ao corpo de Marilyn.

Momento Viral do Ano

A Coperni realizou um dos desfiles mais comentados da temporada de Primavera/Verão 2023 na Semana de Moda de Paris.

O momento final do desfile ficou marcado. O cientista Manel Torres, inventor do tecido Spray-on, e seu colega, borrifaram uma substância branca em Bella Hadid. Disso resultou um vestido branco perfeitamente ajustado.

O momento foi viral no TikTok com mais de um milhão de visualizações para os vídeos com a hashtag CoperniDress. Além disso, a Coperni teve um aumento de 3000% nas pesquisas.

Fonte: Vogue Runway.

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Autor: Lívia Corazza

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.