Spread the love

Por conta da pandemia do coronavírus, o ano de 2020 foi repleto de desafios tanto para nós quanto para a indústria da moda.

Por isso, resolvi fazer esse post de Retrospectiva 2020, para lembrarmos os fatos que marcaram a moda neste ano.

Vamos começar a Retrospectiva 2020 com muito glamour… os tapetes vermelhos mais aguardados do ano!

Globo de OuroGrammy Awards 2020 e Oscar 2020

2020 mal tinha começado e já tivemos o 77º Globo de Ouro, premiação que celebra os melhores e os que mais brilharam na TV e nos cinemas de acordo com a Hollywood Foreign Press Association.

Quanto aos looks do tapete vermelho, a maioria das famosas apostou no volume nas mangas e em tons de vermelho e no preto.

No Grammy Awards 2020, maior premiação do mundo da música, ocorrido no final de janeiro, foi marcado por homenagens ao esportista Kobe Bryant, que faleceu num acidente de helicóptero.

Alicia Keys foi a anfitriã e Lizzo e Billie Eilish foram as grandes vencedoras da noite.

Quanto aos looks, a maioria das famosas resolveu apostar na cor prata!

No início de fevereiro, tivemos o tapete vermelho do Oscar 2020. A maioria das atrizes resolveu apostar no vermelho, no preto e no branco!

Destaquei aqui a atriz Jane Fonda, que usou o mesmo look no Festival de Cannes de 2014.

Alta-Costura Primavera 2020

Em seguida, tivemos os desfiles de Primavera 2020 da Semana de Alta-Costura. Destaquei Schiaparelli, Dior, Chanel, Armani Privé, Givenchy, Elie Saab, Valentino Zuhair Murad

O Outono 2020 da Versace

Pela primeira vez, a Versace resolveu desfilar as coleções feminina e masculina juntas como símbolo de igualdade e inclusão.

Os looks femininos traziam feminilidade e poder com alfaiataria e vestidos amplos e estreitos nos lugares certos.

O Outono 2020 da Valentino

A Valentino de Pierpaolo Piccioli trouxe modelos trans e algumas mulheres mais curvas. “O que eu queria fazer era o retrato de um momento sem categorias. A moda tem que registrar e abraçar grandes mudanças no mundo. Temos que incentivar a tolerância e a igualdade”, declarou.

Foi um pequeno passo? Sim… mas, pelo menos, ele foi dado!

A Moda e o Coronavírus (COVID-19)

Coronavírus (COVID-19). O mundo todo está na luta para conter a pandemia, considerada “inimigo comum da humanidade” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, as marcas mais poderosas da moda, tanto brasileiras quanto internacionais, estão forneceram ajuda à comunidade médica e às vítimas da COVID-19.

Jimmy Choo, Versace e Michael Kors serão carbon neutral até 2025

O momento de introspecção causado pela pandemia coronavírus serviu como oportunidade para muitas empresas repensarem o negócio. Esse é o caso das grifes Jimmy Choo, Michael Kors e Versace.

No Dia da Terra, ocorrido no último dia 21/4, o grupo de luxo Capri Holdings Limited, dono da Versace, Michael Kors e Jimmy Choo, anunciou seus planos de se tornar 100% neutro em carbono em suas operações diretas e fornecer 100% de energia de fontes renováveis para suas instalações próprias e operadas até 2025.

A Moda e o movimento Black Lives Matter 

As mortes injustas de George Floyd, Breonna Taylor e Ahmaud Arbery provocaram uma reação em todo o mundo, tanto no ambiente virtual como nas ruas.

Ao lado de ativistas, marcas das indústrias da moda e da beleza, além de outras empresas, usaram suas mídias para apoiar entidades, bem como fizeram doações.

Semana de Alta-Costura Outono 2020

As Semanas de Moda masculina e de alta-costura, que normalmente acontecem entre junho e julho, foram cancelados. Porém, a Federação de Alta-Costura e Moda decidiu investir no Whispers of Paris, a primeira versão digital do Paris Fashion Week, que aconteceu entre os dias 6 e 13 de julho.

Destaquei as coleções de Schiaparelli, Dior, Giambattista Valli, Chanel, Balmain, Viktor & Rolf e Elie Saab.

Tendência: Papetes

Polêmicas e populares nos anos 90, as papetes voltaram com tudo em 2018, até se transformarem na maior tendência de sapato do ano de 2020.

Com a pandemia do coronavírus, veio a necessidade do uso de peças mais confortáveis. Assim, a papete se encaixa perfeitamente, transformando-se num dos sapatos mais procurados de 2020. Além disso, dependendo do tipo de material que você adquirir, elas podem ser super resistentes e facilmente lavadas e higienizadas!

Festival de Veneza 2020

A 77ª edição do Festival de Veneza começou no dia 2/9, e seguiu até o dia 12/9.

Menos pessoas compareceram ao evento, era obrigatório o uso de máscaras de proteção, inclusive nas salas de projeção e houve o controle de temperatura nas entradas.

Mesmo assim, as estrelas não deixaram de caprichar nos looks no tapete vermelho!

SAVAGE X FENTY VOL. 2

Em outubro de 2020, ocorreu o segundo desfile da Savage x Fenty, linha de lingeries da Rihanna.

Como no primeiro, há uma grande diversidade de corpos. A grande novidade ficou por conta de modelos masculinos, também de todos os tamanhos.

Emily in Paris

Uma das séries mais fashionistas do ano, e que não poderia faltar na Retrospectiva 2020, é Emily in Paris!

A série é do criador de “Sex and the City”, Darren Star, e traz Lily Collins como protagonista, que vai morar em Paris por uma oportunidade de trabalho totalmente inesperada.

Patricia Field é a figurinista e Marylin Fitoussi, a co-figurinista, responsáveis pelos looks incríveis. Além de “Emily In Paris”, Field também foi responsável pelos looks de Carrie Bradshaw, O Diabo Veste Prada e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (só filmes e séries com figurinos maravilhosos, né?).

Os looks da série são super fashionistas e dividiram opiniões! A verdade é que eu AMEI todos!

SPFW completou 25 anos! 

A São Paulo Fashion Week (SPFW) completou 25 anos! Para um marco tão importante, por conta da pandemia, o evento será super democrático, com uma programação digital.

A SPFW ocorreu nos dias 4 à 8 de novembro e aqui, eu trouxe os maiores destaques de cada dia.

A Primavera 2021 da Prada

Para encerar a Retrospectiva 2020, trago a coleção de Primavera 2021 da Prada, que foi a estreia da parceria entre Miuccia Prada e Raf Simons!

Os estilistas trouxeram o novo uniforme da grife com o clássico logotipo de triângulo, além do náilon.

Havia referências à década de 1950 e à Primavera de 1996 da Prada.

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube