O ano de 2019, que foi repleto de eventos memoráveis, está (finalmente) chegando ao fim.

Por isso, resolvi fazer esse post de Retrospectiva 2019, para lembrarmos os fatos que marcaram a moda neste ano.

Para iniciar a Retrospectiva 2019, vamos passar pelas premiações do cinema com os maiores e mais aguardados tapetes vermelhos.

Globo de Ouro e Oscar 2019

Tapete Vermelho do Globo de Ouro 2019

No Globo de Ouro 2019 ainda tivemos apoio o movimento Time’s Up, mas foi discreto quando comparamos com a premiação de 2018, quando as atrizes usaram vestidos pretos. Neste ano, o protesto foi mais discreto, por meio de pulseiras, faixas e broches.

Tapete vermelho do Oscar 2019

No tapete vermelho do Oscar 2019, a premiação mais aguardada do mundo do cinema, predominaram os tons de rosa e os metalizados.

O Frankenstein da Prada

O Frankenstein da Prada

O Outono 2019 da Prada marcou bastante este ano e não poderia faltar na Retrospectiva 2019. Até hoje vemos peças desta coleção nas ruas. A estilista Miuccia Prada se inspirou na história do Frankenstein, “exemplo do monstro com um grande coração que procura amor”.

A Alta-Costura da Balmain

Desfile da Balmain na Semana de Alta-Costura

Logo no início do ano temos a Semana de Alta-Costura em Paris.

Assim, destaco o desfile da Balmain para a Retrospectiva 2019, pois, após uma pausa de 16 anos, a grife voltou a desfilar nesta importante semana.

A coleção foi repleta de pérolas e looks pintados à mão. Olivier Rousteing não nos decepcionou!

Rosa Chá e John John estreiam na Semana de Moda de Nova York

Foi incrível ver duas grifes brasileiras desfilarem na badalada Semana de Moda de Nova York e é claro que mereceram destaque nesta Retrospectiva 2019!

Desfile da Rosa Chá na Semana de Moda de Nova York

A Rosa Chá trouxe uma coleção sexy e cool, a cara da grife! O uso de telas e couro deram o toque de sensualidade.

De acordo com uma das diretoras criativas da Rosa Chá, Juliana Teixeira, “trabalhamos com formas volumosas, fazendo contraste com decotes e comprimentos mais curtos. É tudo uma questão de equilíbrio.”

 

Desfile da John John na Semana de Moda de Nova York

A John John trouxe, para seu Inverno 2020, muito jeans e sarja, além de looks femininos e masculinos.

O diretor criativo da grife, João Foltran, declarou que a principal proposta foi mostrar roupas genderless e que fossem fáceis de usar. Além disso, o designer e sua equipe teriam usado tecnologias e processos de lavanderia da Itália, que reduziram o impacto na natureza por conta do tratamento da água utilizada nas lavagens.

A John John acertou muito em trazer vários macacões e duas tendências: roupas sem gênero definido e a redução do impacto na natureza no processo de produção das peças.

Coleção Tommy x Zendaya

Primeiro desfile da coleção Tommy x Zendaya

2019 foi o ano de lançamento da coleção de Tommy Hilfiger em parceria com Zendaya.

A Coleção de Primavera 2019 foi desfilada em Paris. Zendaya quis homenagear as mulheres negras que vieram antes. Neste desfile, a maioria das modelos eram negras e tinham todos os tamanhos e idades. Esta primeira coleção veio com peças no estilo dos anos 70, década de início da Tommy Hilfiger.

Tommy x Zendaya na Semana de Moda de Nova York

O desfile da coleção de Outono 2019 seguiu a mesma linha do primeiro, com inspiração nas mulheres negras e na década de 70.

SPFW N47: A volta da Cavalera 

Looks do desfile da Cavalera

A edição N47 da São Paulo Fashion Week marcou a volta da Cavalera ao evento após 3 anos. Antes do início do desfile, a marca pediu um minuto de silêncio em homenagem ao modelo Tales Cotta.

Para seu Inverno 2019, a Cavalera voltou às origens com moda streetwear.

Met Gala 2019

Lady Gaga no Met Gala 2019

Camp: Notes On Fashion foi o tema escolhido para o Met Gala 2019. Camp inclui tudo o que é extravagante e não-natural, fazer uma pose exagerada.

Por conta do tema, as expectativas eram altas para looks nada convencionais. Daí lembramos do show de Lady Gaga, que fez uma performance no tapete vermelho para mostrar seus quatro looks e de Jared Leto, que apareceu segurando uma réplica de sua cabeça.

Karl For Ever

Karl for Ever: Um tributo a Karl Lagerfeld

O mundo da moda sofreu uma grande perda em 2019. Karl Lagerfeld, dono de sua própria marca, diretor criativo da Fendi e da Chanel, faleceu em fevereiro.

Em junho, o Grand Palais, palco de diversos desfiles grandiosos da Chanel, foi transformado para o memorial Karl For Ever.

Dentre os 2500 convidados estavam a primeira dama Brigitte Macron, Ralph Lauren, Valentino Garavani, Stella McCartney, Cláudia Schiffer, Silvia Venturini Fendi e Heider Ackermann. Além disso, a noite contou com apresentações de Pharrell Williams, Lang Lang, Helen Mirren, Tilda Swinton, Charlie Siem, Cara Delevingne, Lil Buck, Fanny Ardante um grupo de dança de tango.

A casa de Christian Dior

A casa de Christian Dior

Para o desfile de Alta-Costura da Dior, Maria Grazia Chiuri quis homenagear a famosa 30 Avenue Montaigne, marca histórica da Dior.

Para o final do desfile, uma modelo vestia um vestido-escultura com uma réplica do famoso endereço, coberta por folhas de ouro.

Fashion Pact e carbon neutral

Fashion Pact 2019

Na véspera da reunião do G7, foi apresentado o Fashion Pact, elaborado sob pressão política da França.

O pacto reúne grandes empresas da indústria da moda do mundo todo para se comprometerem com metas a fim de reduzir o impacto no meio ambiente.

Mais de 30 empresas assinaram o pacto.

Gucci é carbono neutro

Assim, a Gucci, que assinou o Fashion Pact, tornou-se uma empresa neutra em carbono. Isso se estende da cadeia de suprimentos aos desfiles de moda e compreende uma mistura de redução, eliminação e compensação de “emissões inevitáveis”.

Desfile da Burberry é carbono neutro

Nesta linha, a Burberry, que também assinou o Fashion Pact, anunciou que seu desfile de Primavera 2020 foi “carbon neutral”! A marca revelou pelo Instagram que todas as emissões de gases de efeito estufa do desfile foram compensados.

Savage x Fenty

Primeiro desfile da Savage x Fenty, marca da Rihanna

Em setembro de 2019, ocorreu o primeiro desfile da Savage x Fenty, linha de lingeries da Rihanna.

O desfile foi marcante, pois reuniu grandes nomes de dançarinos e de modelos de todos os tons de pele e tamanhos.

Diferente do que acontece no anual Victoria’s Secret Fashion Show, que não aconteceu neste ano, o foco foi o corpo em movimento, com coreografias complexas idealizadas pela coreógrafa Parris Goebel.

Versace e Jennifer Lopez

Jennifer Lopez encerra o desfile da Versace

No Grammy de 2000, a cantora e atriz Jennifer Lopez escolheu usar no tapete vermelho um vestido com estampa de selva, criado por Donatella Versace. Esse vestido teria inspirado toda a coleção de Primavera 2020 da Versace.

Jennifer Lopez encerrou o desfile com um vestido ainda mais decotado do que aquele de 2000.

SPFW N48: A volta da Ellus e o desfile do Instituto Free Free

Desfile da Ellus

Foto: Danilo Grimaldi/ FOTOSITE

A Ellus, que não desfilava na São Paulo Fashion Week desde 2017, deu início à SPFW N48 com peças clássicas da grife, além do destaque para a sustentabilidade.

Desfile do Instituto Free Free

No último dia de São Paulo Fashion Week, o Instituto Free Free, fundado por Yasmine Sterea, realizou um desfile com mulheres de todos os tipos.

Marcas como Paula Raia, Reinaldo Lourenço, Aluf, Lilly Sarti, Osklen, Isolda, Adriana Degreas, doaram acervos para a criação das peças, que foram feitas por artesãs de comunidades apoiadas pelo Instituto Free Free.

British Fashion Awards 2019

Adut Akech leva como Modelo do Ano

Na edição de 2019 do British Fashion Awards, a jovem Adut Akech, foi eleita modelo do ano. Um grande feito para a sudanesa que passou de refugiada para grande personalidade nas passarelas e fora delas também.

“Esse é para os homens e mulheres jovens que encontraram representação e validação no meu trabalho. Eu quero que eles saibam que nunca tenham medo de sonhar grande como eu fiz. Para eles, eu digo: O que você quiser fazer, se for modelando, atuando ou medicina, você nunca deve duvidar de você. Não deixe o mundo convencê-lo de que isso não é possível”, disse Akech em seu discurso.

Além disso, a modelo Naomi Campbell foi homenageada como Fashion Icon.