Depois de ter sido adiada por conta da chuva torrencial em Nova York, a Pyer Moss revelou sua primeira coleção de alta-costura Outono 2021 no último sábado (10/11).
Kerby Jean-Raymond, diretor criativo da Pyer Moss, é o primeiro costureiro negro a se apresentar no calendário da alta-costura. “Com a alta-costura não há limites… como no ready-to-wear, pensamos no que vai vender e ficar bem no tapete vermelho e todos esses outros fatores que enfraquecem a visão. Com isso, fomos capazes de criar uma nova expressão legal de nós mesmos”, declarou.
Para a alta-costura Outono 2021 da Pyer Moss, Jean-Raymond resolveu trazer 25 invenções criados por negros usando pesquisas da Biblioteca do Congresso e do Black Inventor Online Museum. O conceito por trás da coleção intitulada Wat U Iz surgiu após uma viagem de campo da equipe a Josua Tree para fazer ayahuasca.
Foi uma coleção divertida, bem no estilo de Jeremy Scott para Moschino, mas ainda com detalhes de alta-costura. “Eu não queria fazer isso como uma coleção normal, eu queria fazer isso como Vila Sésamo e Pixar”, disse o designer, que montou acampamento temporário em um estúdio em Los Angeles com a ajuda de fabricantes e figurinistas de Hollywood.
O sinal de trânsito foi em homenagem a Garrett Morgan, enquanto o pote de manteiga de amendoim de pelúcia veio de George Washington Carter e o ar condicionado portátil, de Frederick Jones.
Havia, ainda, um telefone celular direto dos anos 1990, um abajur e um look que remetia à máquina de escrever.
O look com centenas de rolos de cabelo enrolados foi um tributo à magnata da beleza CJ Walker, famosa por ser a primeira mulher milionária dos Estados Unidos, cuja mansão foi o cenário perfeito para a apresentação. A equipe da Pyer Moss levou quatro meses só para prender tramas reais nos rolos.
“Estou sempre revertendo o apagamento dos negros na conversa mais ampla em torno da diáspora africana, mas precisamos evoluir essa conversa cada vez mais. Eu queria que isso fosse novo, imperfeito e divertido. E algumas das peças são super hilárias para mim, como a de pasta de amendoim”, contou Kerby.
A coleção ficará em exposição na propriedade Walker em parceria com a galerista Nicola Vassell.
Gostou do post? Compartilhe-o!
Siga-me no instagram: @passarelando
Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando
Acompanhe-me no Youtube