Os lírios de Van Gogh na Moda - PASSARELANDO

Os lírios de Van Gogh na Moda

Spread the love

Após o dramático episódio do surto e automutilação da orelha esquerda, em maio de 1889, Van Gogh se internou voluntariamente no asilo psiquiátrico de Saint-Paul-de-Mausole, em Saint-Rémy, onde pintou uma serie de lírios.

 

Íris, Maio de 1889, Getty Museum, EUA.

Em maio de 1889, após sua entrada no asilo, Van Gogh pintou os lírios dos jardins do entorno de Saint-Rémy.

Em setembro do mesmo ano, seu irmão Theo submeteu esta obra, juntamente com “Noite Estrelada sobre o Rhone”, ao Salão dos Independentes de Paris. Lá, o pintor impressionista Monet achou as obras de Van Gogh as melhores da exposição.

O pintor holandês chamou sua série de Lírios de “condutoras de raios para a minha doença”, porque achava que poderia evitar enlouquecer se continuasse a pintar.

As xilogravuras japonesas, que Vincent tanto gostava, influenciaram-no nessa série de pinturas em detalhes como nos contornos e cores mais chapadas.

Natureza-morta: Vaso com íris contra fundo amarelo, maio de 1890, Van Gogh Museum.

Após uma severa crise de depressão entre março e abril de 1890, somente em maio do ano seguinte, seu último mês de estada no asilo em Saint-Rémy, Van Gogh voltou a pintar vasos com flores como íris e rosas.

Natureza-morta com íris, maio de 1890, Metropolitan Museum of Art.

Saint Laurent

A coleção de Primavera/Verão de 1988 da Yves Saint Laurent é um tributo a artistas.

Ao lado da jaqueta de Girassóis estava a de Íris. A peça feita de organza foi totalmente bordada pela Maison Lesage com lantejoulas, algumas reforçadas com tinta, pérolas e fitas pintadas.

 

Vivetta

A Vivetta trouxe elementos de obras do pintor russo Andrey Remnev, cujas pinturas são inspiradas em movimentos artísticos russos de séculos passados e em imagens religiosas ortodoxas místicas.

Ocorre que, dentre centauros, corujas, libélulas, folhas exóticas e hieróglifos, é possível comparar as flores azuis aos lírios de Van Gogh.

Maison Margiela

Maison Margiela trouxe o conceito do Exquisite Corpse para a sua coleção de alta-costura de Outono de 2014. Esse era um jogo jogado pelos artistas surrealistas, sendo que cada artista contribuía com um elemento para uma imagem, dobrava-a e passava-a para outra pessoa, que acrescentava sua parte sem saber o que havia sido feito.

Havia um vestido totalmente bordado com os lírios de Van Gogh.

Mattijs van Bergen

Para sua coleção de Outono/Inverno 2014, o designer Mattijs van Bergen colaborou com o Museu Van Gogh e trouxe peças com estampas e cores do pintor holandês.

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Autor: Lívia Corazza

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.