O melhor do Outono 2023 da Chloé - PASSARELANDO

O melhor do Outono 2023 da Chloé

Spread the love

Gabriela Hearst se inspirou em Artemisia Gentileschi para criar a coleção de Outono 2023 da Chloé.

De acordo com Gabriela Hearst, a coleção de Outono 2023 da Chloé “é sobre o empoderamento das mulheres porque sabemos que é uma solução climática empedrar as mulheres do ponto de vista educacional, do ponto de vista econômico e também precisamos ter mulheres em cargos de liderança… Precisamos de mais chefes agora, em todos os lugares”.

Artemisia Gentileschi foi uma pintora barroca, a primeira mulher a ser aceita na aclamada Academia de Belas Artes de Florença, na Itália. Por ser mulher, ela sofreu rejeição do mundo artístico da época e viu a autoria de seus quadros ser atribuída a seu pai e a outros artistas.

A artista nasceu em Roma e, influenciada por Caravaggio, aprendeu a pintar no ateliê do pai.

Em 1611, foi estuprada por Agostino Tassi, pintor de paisagens, que estava hospedado em sua casa. Ela só o denunciou um ano depois e, por conta da demora, muitos concluíram que a agressão teria sido uma relação consensual. O pintor foi condenado ao exílio.

Em 1610, quando tinha 17 anos, ela pintou Susana e os Anciãos baseada no relato da parábola de Susana, uma mulher casada com rico morador da Babilônia, assediada sexualmente por dois juízes. Ela foi falsamente acusada de adultério ao recusar as investidas dos dois. Susana escapou da morte por apedrejamento por intervenção do profeta Daniel e foi inocentada da acusação.

Em Florença, pintou Judite decapitando Holofernes, que retrata Judite cortando a cabeça de um general que a havia assediado.

Ela só foi reconhecida como símbolo do feminismo na década de 1970.

Hearst trouxe uma referência à história de Ester no Antigo Testamento, que Gentileschi pintou. “Através do amor, ela o convenceu a não matar”, disse Hearst sobre a heroína bíblica, que interveio para impedir o massacre dos judeus pelo rei Assuero.

A história foi traduzida em bordados em saia de couro, jaqueta, botas e em um vestido multicolorido feito pelo estúdio de bordados Chanakya Internacional, com sede em Mumbai, que oferece educação a mulheres de comunidades de baixa renda.

A inspiração veio ainda de forma mais sutil em decote de coração, casaco com padrão arlequim, uma capa feita de nylon reciclado e um minivestido em couro com mangas bispo.

Havia subprodutos da carne como shearling e couro, rendas, vestidos transparentes, ternos e camisas com estampas de seda.

Confira a seleção de looks:

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

 

Autor: Lívia Corazza

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.