Virginie Viard fez um tributo à camélia na coleção de Outono 2023 da Chanel.
“É um código Chanel que está fora da moda, fora do tempo. É uma flor de inverno também, e esta é uma coleção de inverno. Trata-se de brincar com um tema, mas a camélia esteve mesmo mais presente na decoração”, disse Virginie Viard sobre a coleção de Outono 2023 da Chanel.
A história da camélia com a casa Chanel é longa.
Diz a lenda que as camélias despertaram o interesse de Coco Chanel quando ela era adolescente e viu uma apresentação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, com Sarah Bernhardt interpretando o papel principal de Marguerite Gautier.
Mais tarde, o amante de Chanel, Boy Capel, daria a ela um buquê dessas flores, o que reacendeu seu amor pela flor.
Gabrielle Chanel foi fotografada usando uma presa ao cinto em 1913, a flor apareceu em suas coleções desde 1923. Desde então, é considerada um dos grandes símbolos da Maison e isso completará 100 anos.
A camélia apareceu em versões de couro preto na gola, flores brancas felpudas de um suéter, nas rendas, aplicada em tweed e camisetas e como estampa, inclusive de um vestido Op Art com a flor se transformando no logotipo duplo C da Chanel.
Os acessórios foram um grande destaque da coleção, que também continham a flor. Havia bolsas com formato e fecho de camélia, colares, brincos, braceletes e sapatos.
Todas as camélias da Chanel são feitas à mão por Lemarié.
A maioria dos ternos foram combinados com bermudas de tweed, shorts de couro ou calções com meia-calça de renda, que me lembraram as roupas masculinas usadas na época do Renascimento.
Confira a seleção de looks:
Gostou do post? Compartilhe-o!
Siga-me no instagram: @passarelando
Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando
Acompanhe-me no Youtube