Nicholas Kirkwood está fechando sua marca de luxo e procurando métodos mais sustentáveis de produção, reciclagem e descarte de calçados.
Nicholas Kirkwood disse que sua paixão por encontrar “soluções viáveis e positivas para o planeta para a indústria de calçados intensamente não positiva para o planeta” o levou a fechar sua marca. Sua última coleção lançada foi Outono 2022.
O novo empreendimento do designer abrangerá “manufatura ecológica de última geração” e parte da pesquisa de tecnologia de materiais que ele tem feito nos últimos anos. “Espero que vá de alguma forma em direção a um futuro neutro em carbono”, disse.
“Estive sonhando com um novo conceito e sabia que não funcionaria com meu atual modelo de negócios”, declarou Kirkwood. “Tenho mais a oferecer do que mocassins chatos e pontudos. Quero apresentar uma visão diferente, fazer um movimento ousado e tenho sorte de estar em posição de fazê-lo”, completou.
Ele lançou sua marca em 2005 e tornou-se conhecido por seus estilos arquitetônicos e saltos esculturais. Ao longo dos anos, ele começou a usar materiais e técnicas não convencionais, combinando artesanato tradicional com tecnologia e a buscar formas mais sustentáveis de adquirir, fabricar e descartar calçados.
No ano de 2020, Kirkwood conversou com a WWD sobre seu sonho de fabricar calçados de luxo inteiramente à base de resíduos da indústria alimentícia a partir de plantas. Ele esperava transformar resíduos de cacto, bambu ou caroço de maçã em couros.
No Dia da Terra em 2021, ele lançou o Beya Second Life Project. Os clientes trocavam seus sapatos Beya de bico fino online e recebiam crédito na próxima compra.

Importante destacar a coleção de Primavera 2021 do designer, que, cerca de 80%, foi feita com materiais conscientes e de baixo impacto. Além disso, foi a primeira vez que a parte superior dos sapatos foi feita com materiais totalmente biodegradáveis como seda orgânica, lã, cânhamo, camurça e couro napa. Os sapatos também tinham solas recicladas e forros biodegradáveis.
Gostou do post? Compartilhe-o!
Siga-me no instagram: @passarelando
Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando
Acompanhe-me no Youtube