Louis Vuitton se uniu aos artistas Lady Pink, Lee Quiñones e ao espólio de Rammellzee para reinterpretar o estilo de tênis LV Trainer, originalmente desenhado pelo falecido Virgil Abloh para a primavera de 2019.
Desenvolvido pela empresa nos últimos meses a partir de uma ideia iniciada em 2021 por Abloh em parceria com a Sky Gellatly, o projeto marca a primeira etapa de uma nova série de colaborações artísticas dedicadas ao produto. A iniciativa pretende destacar o design, oferecendo seu shape todo em couro branco e linhas inspiradas em tênis de basquete como uma tela em branco para artistas contemporâneos, começando com três que marcaram a cena underground de Nova York a partir dos anos 1970.
“Todo esse projeto surgiu do coração otimista do meu amigo Virgil Abloh e seu desejo persistente de elevar e celebrar alguns de seus e meus super-heróis de infância; para este projeto, ele e eu fomos capazes de co-curar uma coorte específica para o gênero do grafite”, disse Gellatly ao WWD.
Diretor executivo e cofundador da agência de marketing e gerenciamento de artistas Icnclst/, Gellatly não é novo na tarefa, pois orquestrou algumas das colaborações mais importantes no mundo da arte e campanhas para marcas de luxo.
“O briefing de Virgil para mim foi tão orgânico, generoso e de ‘passagem de bastão’ quanto qualquer outro projeto ou conversa que compartilhei com ele ao longo dos anos. Alinhamos que deveríamos selecionar três artistas para emprestar sua arte ao LV Trainer. Virgil estava usando um moletom da Supreme Rammellzee em nosso primeiro encontro no projeto, que ele admitiu ter sido uma coincidência e um prenúncio fortuito”, completou.
Como parte do projeto, Gellatly também foi convidado a fazer a curadoria de uma exposição dedicada, que será inaugurada durante a Semana de Moda de Milão na nova flagship da Louis Vuitton, localizada na Garage Traversi da cidade.
De 24 de fevereiro a 16 de março, a vitrine apresentará as adaptações originais de tênis pintados à mão dos artistas, além de instalações multimídia refazendo seu processo criativo e uma seleção de seus trabalhos.
Além disso, espera-se que Lady Pink e Lee Quiñones façam uma aparição durante uma prévia do show para realizar uma sessão de pintura ao vivo em telas brancas, o que resultará em instalações no local que permanecerão como parte da exposição.
“O espaço em si é um lindo casulo de sensação industrial – maduro com sua própria história local. É o local perfeito para misturar o moderno e o midcentury, o brilho de alto brilho e a textura da produção tátil”, disse Gellatly sobre o local, um prédio reformado da década de 1930 que foi a primeira garagem totalmente automatizada da Itália e desenvolvido pelos arquitetos Giuseppe De Min e Alessandro Rimini.
As versões comercializadas dos três LV Trainers de edição limitada serão lançadas no dia da abertura da exposição e serão vendidas exclusivamente na loja durante o showcase. Com um preço de venda de ¢ 1440 cada, serão então vendidos nos EUA e na China.
Com um complexo processo de fabricação de sete horas, cada tênis é feito nas fábricas de calçados da empresa em Fiesso d’Artico, na região de Veneto. O modelo traz códigos de assinatura da marca, como monogramas de flores embutidas no solado, que sozinho é composto por 20 peças, enquanto o cabedal é composto por 106 peças.
Na versão de Rammellzee, o tênis foi totalmente salpicado com uma impressão que reproduz a pintura Encantamento da Abelha Rainha.

Enquanto que, para a sua versão, Lee Quiñones relembrou sua adolescência nos anos 1970. “Nos últimos anos, o sapato de design polido é um sinal de refinamento e conquista, refletido em um sapato como o LV Trainer. Eu queria usar o espaço limitado na lona do sapato de maneira inteligente, sem sobrecarregar a superfície. Enquanto refletia sobre esse contraste, revisitei desenhos que fiz naquele show, dedos cruzados, um símbolo que capta a vibração de uma infância nova-iorquina, onde um gesto de mão pode ser um engano malicioso ou um sinal de esperança”, disse o artista.

“Demorei menos de um dia. Aconteceu muito rapidamente. Eu coloquei a fita em forma de tijolos e pintei com spray bem rápido”, disse Lady Pink sobre a sua versão.

Gostou do post? Compartilhe-o!
Siga-me no instagram: @passarelando
Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando
Acompanhe-me no Youtube