Ontem teve início a 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que acontece na Riviera Francesa do dia 8 ao dia 19 de maio.

O evento conta com premières, tapete vermelho (é claro!) e badaladas festas. Atrizes de Hollywood e super modelos exibem seus looks exclusivos incríveis de alta costura.

O júri desse ano, de maioria feminina, inclui Khadja Nin, Léa Seydoux, Cate Blanchett, Ava DuVernay, Kristen Stewart, Denis Villeneuve, Robert Guédiguian, Andrey Zvyaguntsev e Chang Chen.

Chamou-nos a atenção no primeiro dia o vestido que Cate Blanchett usou na cerimônia de abertura. O vestido Armani Privé de renda preto também foi usado pela atriz no tapete vermelho do Globo de Ouro de 2016, ano em que ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Blue Jasmine. Blanchett o reutilizou não porque é maravilhoso, mas para mostrar seu apoio ao “Green Carpet Challenge“, iniciativa de moda sustentável iniciada por Livia Firth. “De alta-costura a camisetas, os aterros estão cheio de roupas que foram desnecessariamente descartadas. Particularmente no clima de hoje, parece intencional e ridículo que tais roupas não sejam valorizadas e reutilizadas por toda a vida”, disse Blanchett. Confira os looks do Primeiro dia:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O segundo dia foi marcado com duas festas, uma da Chopard e um jantar da Chanel com a Vanity Fair, duas premières (“Yomeddine” e “Leto“) e duas photocalls (“Wildlife” e “Rafiki“).

Duas coisas chamaram a atenção nesse segundo dia: a atriz Marion Cotillard e o filme “Rafiki“. A atriz Marion Cotillard optou por um look (macacão animal print com uma bolsa em formato de “Mickey”) mais informal (ousado!) para a festa da Chopard, cujo dress code era formal. O filme “Rafiki“, além de ter sido o primeiro representante do Quênia no festival, trata da homossexualidade e, em razão disso, foi banido pelo Comitê de Classificação de Filmes do país, porque, no Quênia, é crime ter relações com pessoa do mesmo sexo, podendo a pena chegar a até 14 anos de prisão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confira os looks do terceiro dia de festival, que contou com a première de “Sorry Angel” e “Cold War”, além do photocall de “355”:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Agora você também pode conferir os looks dos quarto e quinto dias, que contou com premières, festa da Chopard e jantar da Kering Women in Motion Awards. No Quinto dia chamou a atenção o fato de 82 atrizes engajadas no tapete vermelho na première do file de Emma Husson “Les filles du Soleil”, número emblemático que representa a quantidade de diretoras cujos filmes foram selecionados desde a primeira edição do Festival de Cannes em 1947. Confira:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Confira os looks do sexto dia, que contou com as premières dos filmes “Le Grand Bain” e “Sink or Swim” e o Fashion For Relief Gala:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

No sétimo dia de Festival tivemos duas premières: “The House that Jack Built” e “BlacKKKlansman”. Numa delas, a atriz Kristen Stewart, que vestia um conjunto Chanel e sapatos altíssimos Christian Louboutin, fez algo, até então, inesperado. Começou a chover e diante da escadaria, ela resolveu tirar os sapatos para subir mais rápido. Confira os looks:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O oitavo dia de Festival contou com as premières de “Solo: A Stars Wars Story” e “Under the Silver Lake” e a festa da grife de joias De Grisogono. Confira os melhores looks:

Este slideshow necessita de JavaScript.

No nono dia de festival, tivemos a festa da joalheria Lark & Berry e a première de “Burning” e do livro “Noire n’est pas mon métier”. O diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing, vestiu cada uma das dezesseis atrizes que estão por trás do livro, oferecendo, assim, apoio à causa. “Infelizmente, encontrei-me muito facilmente nos comentários inadequados, ignorância e discriminação que essas mulheres enfrentaram durante suas carreiras”, comentou Rousteing. Confira os looks:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O décimo dia de festival foi marcado pelas premières de “Knife + Heart” e “Capharnaum” e o tradicional amfAR Gala. Confira os looks das famosas (e brasileiras) que brilharam no tapete vermelho:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Por fim, confira os looks da cerimônia de encerramento da 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes e a première do filme “The Man Who Killed Don Quixote”:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Gostou? Confira, também, os looks do tapete vermelho do Met Gala 2018 e do Casamento Real!

Fontes: Vogue, InStyle, Purepeople e Amica.it.