Estaria a Louis Vuitton usando pinturas de Joan Mitchell sem permissão? - PASSARELANDO

Estaria a Louis Vuitton usando pinturas de Joan Mitchell sem permissão?

Louis Vuitton
Spread the love

A Fundação Joan Mitchell enviou uma carta de cessar e desistir à Louis Vuitton sobre o uso não autorizado de pinturas da falecida artista americana em um anúncio da bolsa Capucines.

A Fundação Joan Mitchell disse ter enviado a carta na última terça-feira, 21/2, depois de descobrir que pelo menos três obras de Mitchell, atualmente expostas na Fondation Louis Vuitton em Paris, foram usadas sem permissão.

A fundação da pintora, que descreve seu propósito como cultivar o estudo e a valorização da vida e obra de Mitchell, bem como apoiar artistas por meio de doações e residências, disse que Vuitton a procurou várias vezes desde o final do ano passado para solicitar permissão para usar obras da artista em uma próxima campanha publicitária.

“A JMF negou esse pedido por escrito, de acordo com sua política de longa data de que as imagens do trabalho da artista sejam usadas apenas para fins educacionais. A JMF nunca licenciou as obras da artista para uso em campanhas comerciais ou para a promoção de outros bens ou serviços. A Louis Vuitton posteriormente reiterou o pedido, que foi negado várias vezes”, disse a organização em comunicado.

Ela disse que a Vuitton, no entanto, seguiu em frente com a campanha. Em uma das imagens, Léa Seydoux é vista reclinada em frente a uma parte da colorida pintura de Mitchell de 1983 La Grande Vallée XIV enquanto carrega uma bolsa Capucines branca com uma alça multicolorida.

Em exibição até segunda-feira, a exposição na Fondation Louis Vuitton, intitulada “Monet-Mitchell”, justapõe as obras dos dois artistas para criar um diálogo entre paisagem e natureza.

“Ao permitir que essas obras sejam fotografadas para esse fim e dessa maneira, a Fondation Louis Vuitton está violando seu contrato com a JMF. É uma grande decepção para a JMF que a Louis Vuitton tenha tanto desrespeito pelos direitos de uma artista e explore seu trabalho para obter ganhos financeiros. Se a Louis Vuitton não interromper imediatamente esta campanha e cessar o uso ilegal das obras de arte de Mitchell, a JMF tomará imediatamente outras medidas legais para resolver esse assunto”, acrescentou.

Funcionários da Vuitton e da Fondation Louis Vuitton não comentaram o caso.

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Autor: Lívia Corazza

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.