A coleção de alta-costura da Dolce & Gabbana foi inspirada na Grécia antiga e foi encenada no Templo de Concórdia, na cidade siciliana de Agrigento. 

O complexo foi construído cerca de cinco séculos antes de Cristo e é considerado o mais completo fora do Partenon. 

“As criações da Alta Moda evocam os duradouros mitos do classicismo, que continuam a fascinar poetas, pintores e escultores há séculos. E assim como os artistas que nunca se cansaram de reinterpretá-los em suas obras-primas, também as costureiras DG as pintaram, bordaram e costuraram incessantemente nas roupas. O poder inigualável desses mitos conquistou a singularidade da Alta Moda, assim como a beleza única da Sicília seduziu a imaginação dos gregos há milhares de anos”, comentaram Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

A coleção de alta moda possui 125 looks, todos feitos à mão, que foram inspirados em antigas deusas gregas.

Uma curiosidade é que a Dolce & Gabbana deu o nome de uma deusa grega a cada vestido. 

Havia bordados em seda que imitavam desenhos de antigas ânforas, franjas de contas ao redor de saias estreitas, além de veludo com fios de ouro, reproduções de pinturas neoclássicas de Jacques-Louis David e de Jean-Antoine-Théodore Giroust impressas em seda, capas de seda trançada, corpete de lantejoulas e saias império com tiras de chiffon. 

Vestidos que lembravam túnicas enquanto outros com bordados 3D de estátuas de gesso com toucados, que tinham seus próprios vestidos, e organza pintada à mão. 

“Pensei em todas as mulheres poderosas que andaram aqui há milhares de anos”, disse Helena Christensen, que desfilou com um vestido de baile de tule preto com um bordado dourado de Leopardo. 

Além das roupas incríveis, as modelos usavam sandálias gladiador (poderosíssimas), escuros de ouro e arcos, coroas e asas. 

Para encerrar o desfile, Jessica Stam, Isabeli Fontana e Bianca Balti, as modelos favoritas da Dolce & Gabbana, usavam vestidos de baile em tons suaves de rosa, azul e cinza, com saias de organza duplas pintadas à mão com estampas das deusas Artemis, Hera e Afrodite. 

Confira alguns looks:

 

Fontes: Vogue, Vogue Italia, Vogue Arabia e Dolce & Gabbana