Spread the love

Depois de 53 anos, a temporada Outono 2021 marca o retorno da Balenciaga na alta-costura.

“Cinquenta e três anos se passaram desde que Cristóbal Balenciaga fechou as portas de sua maison… Mais de meio século depois, vejo como meu dever criativo para com a herança única do Sr. Balenciaga trazer a alta-costura de volta a esta Casa”, declarou o atual diretor criativo Demna Gvasalia, que se inspirou no arquivo do fundador para criar essa coleção de Outono 2021.

Contudo, Gvasalia disse que não se trata apenas do passado ou de homenagear o fundador. Ele trouxe sua assinatura, a modernidade, o seu ready-to-wear, que tem conquistado uma clientela cada vez maior. O que ele quis foi “trazer a alta-costura para o contexto moderno e comunicá-la ao público atual”.

Assim, foi possível ver desde camisetas, moletons, jeans feitos à mão até vestidos de baile bordados e alfaiataria.

Couture é o mais alto nível de construção de vestuário, que não é apenas relevante na indústria de produção em massa hoje, mas mesmo absolutamente necessário para a sobrevivência e posterior evolução da moda moderna”, diziam suas notas.

Como Balenciaga não fazia roupas masculinas, essa foi a primeira vez que a maison as incluiu na coleção de alta-costura. Gvasalia se inspirou no smoking do fundador para criá-las.

A alfaiataria veio primeiro em lã com estola acolchoada em cetim preto, um elemento que deixou os looks mais dramáticos.

As silhuetas do Sr. Balenciaga foram reinterpretadas com direito a bordados da Maison Lesage e plumas da Maison Lemarié.

Para os chapéus, Philip Treacy se inspirou nos das décadas de 1940 e 1950.

Destaque para os modelos de idades variadas que vestiram os looks, o que não é muito comum de se ver, principalmente na Semana de Alta-Costura.

Confira a seleção de looks:

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Site | + posts

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.