Maria Grazia Chiuri se inspirou na relação entre moda e poder com um olhar no passado para criar a coleção de Primavera 2023 da Dior.
Além da relação com o poder presente na coleção de Primavera 2023 da Dior, Chiuri também colocou lado a lado peças que remetessem ao passado e ao presente.
Para isso, ela se inspirou na nobre italiana que veio a se tornar rainha francesa Catarina de Médici em 1533 e que trouxe diversas inovações na moda como saltos, espartilhos e rendas de Burano.
Havia uma versão atualizada de espartilho, que veio com uma forma quase geométrica, usado como blusa e sobre camisas, além de muita renda, top de sutiã, peças em ráfia com estampa floral e de pássaros e a padronagem Cannage.
As saias com armação tipo gaiola lembravam as silhuetas usadas na corte de Catarina de Médici.
Chiuri descobriu um mapa de Paris nos arquivos da maison que data da época de Christian Dior, impresso nas costas de um lenço, este criado no início dos anos 1950, em que a Avenida Montaigne aparece no centro. Esse mapa se tornou estampa de trench coat de algodão, calças, shorts e saias.
As saias do New Look vieram com bordado floral, patchwork e pregas. Ao contrário dos desfiles anteriores da maison, não havia blazers inspirados na bar Jacket para completar o Look.
O cenário foi criado pela artista francesa Eva Jospin, inspirada nas cavernas barrocas.
Confira a seleção de looks:
Gostou do post? Compartilhe-o!
Siga-me no instagram: @passarelando
Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando
Acompanhe-me no Youtube