Spread the love

A coleção Resort 2023 da Dior foi inspirado em La Capitana, nome dado a Carmen Amaya.

Carmen Amaya, dançarina de flamenco, foi a primeira bailarina a se vestir com roupas masculinas na década de 1950.

O desfile aconteceu na Plaza de España, em Sevilha. “Eu realmente amo o local. Você sente que a tradição está realmente viva aqui. Reconheço muito de mim nessa ideia mediterrânea das mulheres. Eu senti uma forte ligação e conexão”, declarou Maria Grazia Chiuri.

A diretora criativa também encontrou inspiração para a coleção Resort 2023 no vestido de alta-costura Primavera/Verão 1956 Bal à Séville, desenhado por Christian Dior.

No mood board, havia ainda o claro-escuro das pinturas de Goya, além das palavras de Federico García Lorca.

Duquesa de Alba, que andava a cavalo com Jackie Kennedy em uma jaqueta curta, calça de cintura alta e chapéu de abas largas, também foi personagem importante para a coleção.

Estavam presentes as mantilhas, muitos babados dos vestidos de flamenco em tafetá com decote ombro a ombro, ternos risca de giz, calças com suspensórios, coletes, camisas brancas, peças que lembram uniforme de equitação, casacos com fechos brandebourg e boleros.

A paleta de cores ficou em tons de vermelho, dourado, preto e branco.

Como sempre nas coleções Resort da Dior, há uma relação com fabricantes e artesãos locais. Os chapéus foram feitos pelo ateliê Fernandez Y Roche, enquanto os xales Manila com franjas e bordados, por Maria José Sanchez Espinar. A nova versão da Saddle Bag foi feita em colaboração com o artesão de couro Javier Menacho Guisado.

Brincos e colares foram feitos em parceria com uma empresa metalúrgica local que fabrica fios de prata e ouro, que imita rendas e outros tecidos.

Confira a seleção de looks:

Gostou do post? Compartilhe-o!

Siga-me no instagram: @passarelando

Acompanhe minha página no Facebook: Passarelando

Acompanhe-me no Youtube

Site | + posts

Bacharela em Direito e apaixonada por moda. Criadora do Passarelando. Escrevo sobre moda, história e arte, além de tendências, dicas, looks de Tapete Vermelho, inspirações para looks do dia e o melhor das Semanas de Moda Nacionais e Internacionais.