Quando vamos montar um look do dia ou qualquer produção pra sair, pensamos nas combinações de cores e estampas. Resolvemos, então, montar essa postagem a respeito da combinação de cores, para sanar algumas de nossas dúvidas (e de vocês também!) para facilitar na hora de escolher ou comprar peças.

Para isso, primeiro precisamos saber um pouco mais sobre o círculo cromático.

O círculo cromático é um círculo que contém doze cores: primárias, secundárias e terciárias. As cores secundárias são formadas pela mistura de cores primárias, enquanto as terciárias, pela combinação de primárias e de secundárias.

As cores são organizadas em famílias (por exemplo, família dos azuis e dos azuis esverdeados) e estas contém diferentes tons (por exemplo, rosa claro e rosa escuro).

Agora que sabemos um pouco a respeito do círculo cromático, vamos tratar dos tipos de combinação de cores.

Quando queremos parecer mais altas e elegantes, escolhemos um look monocromático, ou seja, a mesma cor da cabeça aos pés, sem contraste. Pra não ficar sem graça, aposte em texturas e/ou recortes diferentes e em acessórios (que podem ser da mesma cor).

O tom sobre tom é o uso de peças de cores que pertençam à mesma família, não necessariamente o tom seguidamente mais claro ou escuro.

Cores análogas são vizinhas no círculo cromático, garantindo um look interessante e jovem.

Coordenação tríade é a combinação de três cores equidistantes no círculo cromático (bem ousada, né?). O look formado com peças dessa mistura ficam mais informais e criativos.

As cores complementares, também chamadas de suplementares ou de contraste, são opostas no círculo, como verde e vermelho, por exemplo. Essa combinação garante um look super moderno e criativo.

A combinação/coordenação de tons neutros garante uma imagem de discrição e de elegância, podendo ser de alto contraste (um tom claro com outro escuro) ou de baixo contraste (dois tons claros ou escuros).

Gostou? Confira também as maiores tendências para esse ano de acordo com as semanas de moda internacionais e oito combinações de cores para o Outono/Inverno.

 

Fontes: Revista A3 , Oficina de estilo, Isabella Fiorentino.com, Fashion Bubbles e Pinterest.